sábado, 23 de fevereiro de 2008

Escrever

Blog, blogueiro. Termos modernos para algo que minha mãe décadas atrás já fazia, e o próprio Castaneda fez, naqueles desertos do México: escrever um diário. Ponto a favor da internet, que reavivou um dos hábitos mentais mais saudáveis que podemos cultivar.
Sentar-se e escrever... não é como lavar a louça, ou qualquer outra coisa que se faça mecanicamente. Embora tudo se possa fazer com coração, escrever é diferente. Para escrever não há limites. Há... condições.
É preciso sair do piloto automático. Testar outros vôos, novas direções. Abandonar a linha reta. Xeretar, descobrir. Exprimir. Espreitar.
Com a prática vem a necessidade de exercitar qualidades fundamentais à escrita. A observação e a memória. E essas virtudes irão beneficiá-lo em todas as outras áreas da sua vida.
Ao tentar relatar o que lhe ocorreu durante o dia, você terá uma surpresa ao perceber quanta coisa aconteceu ao seu redor.

Agora, se nem ao espremer sua memória você conseguir extrair algo que tenha feito, nenhuma ação, nenhum pensamento que conte, que tenha valido as horas vividas, então escrever um diário o ajudará a perceber o quanto precisa espantar a preguiça, rabiscar algo no seu dia. Não deixe em branco nenhuma página de sua passagem pela Terra.
Você tem uma vida, ela lhe foi confiada, como um tesouro, rara, curta como a leitura de um livro, pode durar mais, ou menos, mas o seu fim está ali, você sabe que ele chegará um dia. Não deixe nenhuma página em branco.

Aproveite cada segundo.
Observe os segundos que passam... Se olhar bem poderá vê-los, são como uma névoa rarefeita que se esvai, gotas d'água que correm no leito de um rio, e não voltam, jamais...

3 comentários:

Helene França disse...

e a velha filosofia do "carpe diem"...
tenho tentado cada vez mais adotá-la!
mas não escrevo diário não... o povo da minha casa é futriqueiro demais... se eles pegaam!!!

hehehe
=*

denisebrd disse...

Beijão querido, mandou bem, sempre qd tiver coisa nova me avise, adoro ler o que meus amigos escrevem.

sérgio de carvalho disse...

meu diario agora abriu se para o mundo...