terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Conte seus dias

Naquele dia, fui ao trabalho e fiquei em casa, depois... dormi, li, telefonei, me comuniquei com o mundo, mandei scrap, toquei violão, várias vezes, fiz um chá, conversei.
De noite uma amiga me perguntou o que tinha feito, eu já ia dizer, mecanicamente, "nada"...
Mas parei para pensar um minuto, mudou minha idéia, minha concepção de nada. Minha concepção de fazer. Por isso tento estimular à feitura de um diário: no fim do dia quando você escreve descobre que fez mais coisa do que pensava. Ou, se não fez, você se sente preguiçoso por não ter o que escrever. Aí é melhor ainda, pois você se educa a ser mais observador, reparar no dia, em tudo que acontece, dar o mesmo valor às pequenas coisas e aos grandes milagres.
A única verdade é que realmente não sabemos se vai existir amanhã, pode mesmo ser hoje o último dia, então, não há tempo a perder com estados de espírito improdutivos, infantis.
Na bíblia eu lia sempre e não entendia: "ensina-nos a contar nossos dias", agora acho que já sei.
"Contar" não como números , um amontoado de dias iguais, uns sobre os outros...
"Contar" como quem conta uma história...
Fazer de seu dia um poema.
E se diz que, assim, alcançaremos um coração sábio.

Não sei de onde vêm as palavras. Às vezes, quando estou escrevendo ou falando, sinto como se eu não fosse dono delas.
Como se eu fosse uma estrada e elas viessem e passassem, não sei de onde vêm, nem para onde vão. Na minha mente elas soam como se fosse um eco, algo dito há muitos, muitos anos atrás, muitos mesmo, nossos ancestrais, em volta de uma fogueira, ou quem sabe antes, Deus?
Nós quando nos deixamos levar pela pressa, essa coisa moderna, de fazer mil coisas ao mesmo tempo, trabalhar igual uns doidos, sempre competindo, correndo, quando fazemos isso estamos caindo em uma armadilha que só um animal muito inexperiente cairia.
O que faz do caçador um caçador, e da caça a caça - a caça tem uma rotina.
Eu não serei caçado!
Se depender de mim, faço tudo ao contrário...
Desacelerar...
Tornar simples...
Forno a lenha, de barro...
Poço no quintal...
Plantas, muitas plantas...

Um comentário:

Helene França disse...

Realmente...
Às vezes eu fico pensando que todos os meus dias são iguais...
Mas se observar, sempre tem algo que desvia o caminho... pro bem ou pro mal...
Vou passar a observar... e procurar registrar os "pro bem"...
Vai fazer bem pro meu coração, neh? =]

Bjo