terça-feira, 13 de maio de 2008

Perguntar não ofende

Sou um questófilo, ou outro termo latino, grego, sei lá, que o valha. Sou apaixonado por perguntas. Faço coleção. Tem aí alguma pra trocar? Acho bonito, grave, o ponto de interrogação, aquela linha curva aberta, disposta a buscar nos confins de onde for a resposta, seja qual resposta for. Respostas pouco me interessam. Tens muitas respostas? Azar o seu. Feliz o que mora num harém de perguntas.
Seja um também! Apaixone-se pelas perguntas, dê uma chance a elas. Perguntas curiosas... perguntas geniais que façam mover a sua mente. Pergunte às pessoas. Às coisas. Pergunte a si mesmo.

Dê respostas, mas não se apegue a elas. Treine isso fazendo-se perguntas iguais, todos os dias. Faça as iguais, depois faça outras diferentes, com base nas respostas. Isso é diálogo a um, é como jogar xadrez com um espelho, com o espaço infinito de fundo.
E se fosse eu? Quem sou eu? Onde é meu lar? O sentido da vida, onde mora? Dei o melhor de mim hoje? O que eu pergunto agora? O que perguntei antes?
Procure responder a essas e outras perguntas aparentemente tão simples... irá se surpreender ao ver que as respostas mudam, você muda e a morada das coisas que não têm morada mudam rapidamente de lugar.
Apaixone-se por descobrir, desvendar, desvelar, conhecer. Esses e outros mistérios estão dentros daquela barriga de ponta-cabeça oca.
Pergunte às plantas.

3 comentários:

Helene França disse...

dizem que se deve julgar um homem mais pelas suas perguntas do que por suas respostas...
tu concorda???

bjo, moço!
adorei o texto!

Curumim disse...

acho que não se deve julgar um homem, por nenhum motivo
a não ser julgar-se o homem a si mesmo, e daí valem todas as pistas, dicas e rastros

valeu...

sérgio de carvalho disse...

rodox, meu brother

seus textos estão incriveis...sua sensibilidade em observar a vida...este menino do dedo verde e das escritas coloridas...vai fundo meu querido...que a veia literaria enfarte seu coracao jovem de poesias...tudo do melhor...sempre...sempre...do seu amigo da floresta