sexta-feira, 14 de março de 2008

Acre

Açaí, tapioca... mapinguari, mãe da mata... tacacá, baixaria... o rio e as catraias...
Incrível aos poucos recordar um por um todos os motivos que me fizeram amar esta terra e, um ano depois, retornar...
É possível sentir no ar o poder da natureza, a força e os mistérios da floresta, a magia dos animais e das plantas, as lendas e histórias dos índios, sorvetes e sucos de frutas...
Há muito que se aprender por aqui, a diversidade cultural do Acre é mesmo impressionante, então aqui não se prova apenas do Acre mas sim de todo o Brasil, de dentro das matas, do nordeste, da áfrica, europa, de todos quanto chegaram a este lugar esplêndido e nunca mais tiveram coragem de sair... encantados pela água, pelos sons, pelos sabores... 17 etnias indígenas resistiram e têm uma lição para ensinar... São alguns dos povos mais primitivos do mundo, e ainda sabem o valor de contar uma história, cantar uma canção, dançar um ritual, acender uma fogueira, assar macaxeira. 17 etnias ainda mantém o respeito pelos mistérios do mundo.
Me encontro aqui a cada dia... Entendo a importância e a dificuldade de conhecer o que sou, o que vai dentro de mim, a delicada harmonia entre cada sentimento, emoção, raciocínio, intuição, inspiração. Quero tomar as rédeas desse potro selvagem... Conhecer-se... é lembrar-se.
Me lembro... sim, agora me lembro do que sou...Sou um navegador, um caçador e um guerreiro; como pude um dia ter me esquecido disso? Que poder estranho possui a matéria de nos fazer esquecer do que somos e o que viemos fazer neste mundo. Encontrar... conhecer...O valor da amizade, do conhecimento, da natureza, do ser humano... Eu me vejo em cada olhar... vejo Deus...










Do primeiro raio de sol até a última estrela da noite... tudo são mistérios...
O nascimento e a morte... o amor... risos e lágrimas...
As virtudes, os erros...
E (principalmente) as pessoas, seus olhares, as rugas de suas faces e as veias de seus corpos.
Tudo são mistérios e presentes de Deus.












Se ouvir pássaros cantando, não olhe em volta procurando uma gaiola. Eles estão voando...

Isso é a Amazônia.

2 comentários:

Helene França disse...

a quinta foto me lembrou o "teatro do parque"...
bel�ssimas fotos!

=*

Unknown disse...

Belas imagens... belo olhar... belo poeta... obrigada por me emprestar seus olhos nesta viagem. Abraços desta pantaneira que tem uma paixão especial por este pedaço do país (AC) tão desconhecido e renegado no subconsciente nacional. Bjos amazônicos!