terça-feira, 4 de março de 2008

as 99 coisas que deixamos de lado

Um viajante caminhava só, pelas colinas, quando foi atraído pelo som alegre de uma flauta. Seguiu-o até encontrar o rapaz que dela extraía a melodia.
- Quem és tu? e o que fazes?
- Sou um pastor. Vivo aqui, e cuido de minhas cem ovelhas, eu as guio e lhes dou água e comida. Elas me dão sua lã. Sou feliz por isso.
E o caminhante seguiu sua viagem...
Tempos depois, ao retornar, encontrou o pastor sentado novamente nas colinas, mas ele não tocava sua flauta. Foi até ele e o encontrou com um semblante de grande tristeza.
- Que houve? Onde está a alegre melodia que tocavas?
- Estou triste pois uma de minhas ovelhas se perdeu. Procurei-a por todos os lugares, mas não a encontrei. Tenho outras 99, mas não posso ser feliz, pois amo aquela que está perdida.
Então o viajante pediu-lhe que esperasse.
Horas depois regressou trazendo a ovelha em seus braços.
Os olhos do pastor se encheram de júbilo, o seu semblante alumiou-se, seus lábios trêmulos mal podiam expressar sua gratidão. Ele foi até sua ovelha e a abraçou diversas vezes. Amou-a mais do que todas as outras. E a alegre melodia de sua flauta voltou a ser ouvida nas colinas.

O pastor somos nós todos. Amamos aquilo que perdemos.

Por isso de se dizer que a rotina cega, aprisiona. A presença de uma coisa todos os dias nos deixa acostumados, nos impede de ver o quanto amamos.

Então... você vai esperar...
...ficar doente para apreciar o corpo saudável que possui e usá-lo a favor? A velhice para se lamentar ter desperdiçado a juventude? Um amigo se mudar para perceber o quanto apreciava sua companhia? Perder os movimentos para se lembrar da felicidade que pode existir em um passeio, a pé?
Vai esperar um só segundo para dizer a alguém que o ama? Deve ser muito triste conversar com um caixão. Não deixe nada por dizer, será mais suportável assim.
O único momento que temos para amar é este. Tem uma oportunidade de ouro nas mãos, então a aproveite. Isto é algo que não se pode deixar para depois. É você mesmo quem tem que fazer, e é bom que seja feito agora.

Se esperou até este dia... não espere mais...
Mãos à obra...

2 comentários:

Helene França disse...

resumindo: carpe diem!
eu tenho conseguido! =D

xeru

Curumim disse...

cuidado com os resumos... a hora é de desenvolver tudo o que até hoje foram apenas palavras...

boa sorte...

agradeço a visita